Segundo uma pesquisa apresentada pela Visa, é esperado que o setor de varejo movimente R$ 171 bilhões no país com compras online neste ano de 2023. De fato, esse número mostra a importância de estar online e do potencial que este canal de vendas apresenta para todos os varejistas, independente do seu tamanho.
Então, se você ainda não tem um e-commerce e pretende iniciar, confira a seguir 5 erros comuns de quem está começando a vender online como evitá-los:
5 erros comuns de quem está começando a vender online como evitá-los
1. Não ter presença digital:
Você sabia que mais de 40% da população mundial está presente nas redes sociais? Isso representa mais de 3 bilhões de pessoas! Sabendo que boa parte do seu público estará lá, ter presença digital nos dias atuais é fundamental para quase todo o tipo de negócio. Porém antes de sair criando vários perfis em diversas redes, é fundamental entender como cada uma delas funciona e traçar uma estratégia que esteja de acordo com o seu produto e o público que você pretende atingir.
2. Não conhecer seu público-alvo
Público-alvo é o segmento do mercado que a sua marca quer atingir. Quem são as pessoas que compram o seu produto? Qual a renda mensal delas? O que as leva comprar o seu produto? Como elas descobriram o seu negócio? Quais são as motivações que levam essas pessoas a comprarem? Essas perguntas e outras mais são fundamentais para você entender como chegar até seu futuro cliente, ou seja, seu público-alvo.
3. Ignorar a concorrência
Além de acompanhar quais produtos oferecem, como se comunicam, campanhas que fazem, etc., no varejo online é muito importante acompanhar de perto como estão os preços dos principais concorrentes. Isso porque nos processos das vendas online, a busca pelo menor preço é mais rápida e prática do que no mundo físico. Além das diversas ferramentas online (como Zoom e o Google Shopping) que são feitas apenas para comparar preços.
4. Visual amador e não responsivo
Ao observar várias lojas online, é possível perceber que muitas deixam as descrições do produto em branco ou simplesmente utilizam as descrições disponibilizadas pelo fabricante, que acabam sendo técnicas demais. Além disso, muitos sites não investem em seu visual, passando a ideia pro consumidor de uma loja amadora, pouco profissional. Por último, muitas lojas virtuais ainda não são responsivas, ou seja, ainda não estão adaptadas para funcionar de forma correta em tablets ou celulares. E olha que, segundo a pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, o crescimento de compras feitas pelo celular foi de 41% nos últimos três anos!
Tudo isso faz com que o consumidor possa perder o interesse em sua loja. Existem práticas de design específicas para tornar suas páginas mais profissionais, de modo a passar a devida credibilidade para o seu cliente. Invista nisso!
5. Problemas de logística
Vendas online vão além de entregas: é preciso confirmar compras, emitir boletos, disponibilizar rastreamento, dar segurança da entrega… Tudo isso faz parte do que chamamos de logística e, além de garantir que o cliente receba exatamente o que comprou dentro do prazo combinado, é o que realmente gera credibilidade na sua loja online e fará com que, além de voltar a comprar, seu cliente avalie bem o seu negócio.
Agora que você já conhece os 5 erros comuns de quem está começando a vender online como evitá-los, pode imaginar que neste começo de operação, contar com parceiro que entenda do negócio e possa lhe dar suporte nestas áreas pode ser o grande divisor de águas entre começar bem ou já começar mal.
Full commerce é o serviço de planejamento e terceirização de toda a operação de um e-commerce. Aqui na Digital Eficiense, temos mais de 10 anos de experiência na gestão de grandes negócios. Nossa missão é ajudar os nossos clientes a conquistar sempre os melhores resultados, com base em métodos de gestão muito bem traçados, para acima de tudo, fazer você vender mais.
Quer conhecer mais sobre as nossas soluções para seu negócio? Entre em contato agora mesmo.