Omnichannel como tendência de comportamento: Os consumidores brasileiros buscam otimizar suas jornadas aproveitando o melhor de cada canal.

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo divulgou recentemente o estudo Radiografia do Shopper Brasileiro, onde  650 pessoas foram entrevistadas online entre os dias 01 e 6 de junho de 2022 e a margem de erro é de 4p.p. 

O grande destaque do estudo é o omnichannel: experiência de compra em diversos canais. 71% dos respondentes preferem comprar pela internet, simultaneamente. E 64% são adeptos do “touch and feel”, ou seja, precisam da experiência sensorial com o produto na loja física. 

O omnichannel sem dúvida é o resultado do impacto positivo de ações de branding assertivas na experiência de compra do consumidor. O estudo demonstra que os anúncios têm maior poder de influência do que os influencers contratados pela marca. 

Ou seja, 45% compram através de anúncios em redes sociais e sites da internet e 38% compraram online motivada por influenciadores digitais. 

 

O Omnichannel é grande tendência de comportamento do consumidor. 

Segundo o Estudo, os consumidores brasileiros têm um comportamento de compra cada vez mais omnichannel, com a finalidade de otimizar suas jornadas, aproveitando o melhor de cada canal. Dessa forma faz com que o varejo precise entregar experiências completas tanto online quanto offline para atender as expectativas de clientes cada vez mais exigentes.

Danielle Conde, CEO da Digital Eficiense percebe o impacto positivo do Omichannel nos resultados dos seus clientes:

“Esse é um ponto tendência que vem se falando nos últimos anos e cada vez ganha mais força, aqui na Digital Eficiense. Ou seja, ao desenhar um projeto, de e-commerce(loja virtual ou aplicativo), assim como em operações marketplaces, buscamos integrar de forma harmoniosa a experiência do cliente com a marca tanto na loja física quanto no online. 

Hoje é um diferencial comercial importante estar em múltiplos canais,  dessa maneira tornando a experiência de seu cliente mais rica e completa. Recentemente em um projeto de UD – Utilidades Domésticas – criamos alternativas em que o cliente comprava online e retirava na loja física. 

Contava  com um atendimento e espaço exclusivo dentro da loja, onde ficavam expostas outras mercadorias e um atendente qualificado. Essa estratégia aumentou o volume de vendas da loja física em 15% e aumentou consideravelmente a satisfação do cliente com a loja e também com o site da marca.”

 

Omnichannel é entregar o melhor de cada ambiente

O Estudo destaca que: para entregar essas experiências, é preciso aproveitar o melhor de cada alternativa. No digital, oferecer amplo sortimento, preços baixos e velocidade de entrega. No varejo físico, experiência, envolvimento e relacionamento com o cliente.

Danielle Conde destaca a importância da experiência do cliente com a marca, sobretudo como esse ponto é analisado estrategicamente nas consultorias para gerar o melhor resultado no onmichannel:

“Mais uma vez reforçamos a necessidade de mesclar o físico com o online, criando experiências únicas, para agregar valor a marca.  Em nossa análise inicial, tanto nos processos de consultoria, quanto o de gestão de contas, onde absorvemos o estratégico e operacional da marca para execução dentro de casa, buscamos desenhar pontos de sinergia e ligação entre off line e on-line, abordando os pontos: sortimento, precificação, logística ideal para cada canal, otimizando custo-beneficio.

Dessa forma, alcançamos resultados expressivos como o da empresa de Utilidade Doméstica que citamos acima.” 

 

Aqui na Digital Eficiense, temos um projeto de consultoria que o ajudará a entender tendências válidas ao seu mercado e desenhar o melhor projeto para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SE INSCREVA AQUI