Tendências do e-commerce para 2023

Conheça as tendências para o próximo ano, onde você deve investir para aproveitar as oportunidades e crescer seu comércio eletrônico.

O e-commerce é atualmente uma das áreas que mais movimentam vendas no setor do varejo e em 2023 é esperado que o setor movimente R$ 171 bilhões no país com compras online, segundo uma pesquisa apresentada pela Visa.

Sendo assim, é necessário entender quais são as tendências para o comércio eletrônico para o próximo ano e adaptar o seu negócio à elas para alavancar o seu faturamento.

Por esse motivo, selecionamos algumas estratégias essenciais para o segmento digital em 2023.

1-    Vendas por meio de redes sociais

As vendas através das redes sociais são uma super tendência para 2023 e vale tanto para as vendas que se iniciam nas redes sociais e são finalizadas em um checkout externo, quanto para as compras feitas diretamente na plataforma.

  Vale destacar que as lives têm impulsionado as conversões das marcas, quando falamos de vendas nas redes.

O social commerce se concretiza como uma tendência para o varejo em 2023, com o foco na experiência de compra e satisfação do público.

Dentre as áreas de maior sucesso, nesse tipo de vendas, estão: vestuário e cursos online. Porém itens como, cosméticos, produtos de beleza e perfumaria, acessórios e alimentos também têm alcançado bons resultados no comércio através das redes sociais.

2-    Celular como principal canal de compras

Há até pouco tempo o público preferia realizar compras online através de computadores, porém atualmente com os smartphones, que aumentaram o fácil acesso às plataformas de compras, oferecendo muita agilidade no processo.

Uma tendência que se torna maior a cada ano é o uso do celular como canal primordial para as compras.

Segundo o E-commerce Brasil, atualmente 76% dos consumidores online preferem usar o smartphone em vez do computador para fazer suas compras.

Dessa forma, as lojas virtuais precisam adaptar suas páginas da web para celular, para que a finalização da compra seja fácil e intuitiva. Sendo necessário também investimento em segurança e na proteção de dados, durante as transações digitais.

3-    Marketplaces

Outra estratégia que está entre as tendências para e-commerces em 2023 é ter o seu produto em plataformas de marketplace. A ideia tem se tornado frequente quando pensamos em aumentar a audiência no acesso ao produto e também em melhorar o faturamento.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, uma empresa de soluções digitais e pesquisa de mercado, 90% dos entrevistados disseram fazer compras em marketplaces. Assim como 52% deles indicaram comprar frequentemente nessas plataformas.

4-    Chat online e estratégia omnichannel

Uma das tendências mais marcantes e necessárias para quem tem loja virtual é a adesão a ferramentas de chat online no ambiente virtual. A transformação tecnológica mudou a forma como as pessoas se comunicam.

Assim como a tendência do omnichannel, que visa integrar todos os canais de comunicação da empresa para fortalecer a marca e melhorar a experiência do consumidor.

5-    Publicidade online para atração do consumidor

As compras pelo social commerce persistem como pauta nas tendências para 2023, devido aos novos recursos e modalidades em que as próprias plataformas estão investindo, para melhorar as experiências de compra.

Segundo o E-commerce Brasil, pesquisas que foram realizadas nessa área, concluíram que cerca de 60% dos consumidores já compraram por meio das redes sociais e já se sentiram influenciados por anúncios pagos das marcas.

E em torno de 62% já efetuaram uma compra através do clique em uma publicação paga.

O que confirma a informação levantada, de que o que mais influencia a compra dos consumidores através das redes sociais, é a publicidade paga de marcas ou produtos. E em segundo lugar, através de influenciadores e terceiro de conteúdo não pago, como conteúdo de pessoas conhecidas.

6-    Crescimento de serviços de assinatura

E por fim, entre as tendências para o e-commerce em 2023, os serviços por assinatura aparecem na lista. Nesse modelo, o consumidor recebe o produto ou serviço pelo período de tempo contratado.

Essa estratégia tem se mostrado vantajosa, já que existem pesquisas de mercado que afirmam que o consumidor está apto a comprar por assinatura de uma empresa ou marca que admira, caso a empresa adote esse tipo de venda.

Além disso, o modelo proporciona uma experiência personalizada, o que também é determinante para o fechamento da venda.

Seu e-commerce já está preparado para as tendências de 2023?

Se você respondeu sim, que bom! O seu e-commerce tem grandes chances de ter um bom resultado no próximo ano, fidelizar a clientela e aumentar os lucros.

Oferecer facilidades que aproximam o consumidor do seu negócio, como anúncios pagos, páginas da web otimizadas para smartphones, chatbots e apps. Pode ser um diferencial entre seu e-commerce vender mais ou ter um resultado ruim.

Quer que seu e-commerce comece o ano de 2023 com pé direito? Entre em contato conosco, que vamos lhe auxiliar a aplicar todas essas estratégias na sua operação de e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SE INSCREVA AQUI